人気ブログランキング | 話題のタグを見る

◆夢と目標<sonho e objetivo>

日本語教育の仕事をしていると
いろいろと素敵な人たちに出会うことができます。

イヴァンナ・バンデイラさんもそのうちの一人です。

◆夢と目標<sonho e objetivo>_d0171192_735079.jpg


2011年8月、
わたしは、アマゾナス州、アクレ州、ホライマ州、ロンドニア州など
西部アマゾン地域5ヶ所で
『原爆について考える』という講演会を行いました。
イヴァンナさんとはそのイベントで初めてお話ししました。

彼女は、両手、両足を動かすことができません。

2歳のときに病気になり
両手と両腕が動かなくなってしまいました。
10歳のとき、彼女は転んでしまい
その事故が原因で両足も自由にならなくなりました。

原爆のイベントが終わり
参加者全員にメッセージを書いてもらいました。

イヴァンナさんは
『(前略)原爆の犠牲者の痛みに比べたら、
私の痛みはそんなに重くないと思います。(後略)』
というメッセージを残してくれました。

わたしはそのメッセージに感動しました。
その後も、Facebookでチャットしたり
彼女に会ってお話ししたりしてきました。

彼女は今年の2月に大学院で博士課程を取得するため
サンパウロに引っ越します。
私は、その前に日本のラジオでも彼女のことを紹介したいと思い
インタビューをとらせてもらいました。

「今日はトシミさんにプレゼントがあります。」
と言ってまず最初に渡してくれたのは
2013年の干支であるヘビの絵でした。

◆夢と目標<sonho e objetivo>_d0171192_703338.jpg


彼女は、手を使わず口にペンをくわえて
絵も描き、字も書きます。
ヘビの絵も背景の細かい桜の模様も
すべて一人で描きあげたのです。

◆夢と目標<sonho e objetivo>_d0171192_784099.jpg


実は彼女は、日本語も上手にお話ししますし、
ひらがなもカタカナも漢字も
とても綺麗な字で書きます。

イヴァンナさんは10歳のときに
一人で日本語を勉強し始めました。

当時、おばあちゃんの家の書庫には
フランス語、英語、スペイン語などさまざまな語学の本とともに
日本語の本もありました。
それは第二次世界大戦についての本でした。

その頃、彼女の身体のマッサージをしてくれていたのは
クリヤマさんという60歳くらいの日本人でした。
彼女はクリヤマさんに日本語を習い始め
その後、ポルトベーリョ日系クラブの日本語教室で
本格的に日本語を勉強し始めます。

現在、彼女は大学院で数学の修士課程を終えました。
数学の道に進みながらも大好きな日本語の勉強は続けています。

2012年の秋、
念願叶って彼女は日本に行くことができました。
「まさか日本に行けるとは思わなかった。
信じられなかった。食べ物、人の優しさ、礼儀正しさ、
すべてが素晴らしかったです。」
と日本の印象についてお話ししてくれました。

「次の夢は何ですか?」と尋ねると
「世界一周したいです。インドにも行きたいし、
もう一度日本にも行きたいです。」と笑顔で答えてくれました。

彼女からはいつも力をもらいます。
最後に彼女の力強いメッセージを紹介しますね。

『夢と目標があればいつか叶います。
たとえ問題があったとしても
他人の悪い言葉は聞かないようにして
いつも頑張って、あきらめないこと。
いつかきっと実現できると信じることが大事だと私は思います。』

イヴァンナ・バンデイラ

*今回の内容はポルトガル語訳の校正をイヴァンナさん本人にお願いしたところ
 快く引き受けてくれました。ありがとう!


Quando trabalho sobre idioma japonês,
eu posso conhecer várias pessoas maravilhosas em vários lugares.

A Ivana Bandeira é também uma das tipo das pessoas.

Em agosto no 2011
Eu organizei um evento sobre a bomba atômica
chamado:” Hiroshima e Nagasaki Revisitadas”
no Acre, em Roraima, Rondônia e no Amazonas.
No evento eu encontrei com Ivana primeira vez.

Ela não pode utilizar suas mãos e pernas.

Quando ela tenha dois anos,
Ela ficou doente e não pode movimentar
mais suas mãos e seus braços.
E depois, quando ela tinha dez anos, ela caiu e
Por causa do acidente, ela não pode andar também.

Quando terminou o evento sobre bomba atômica,
Eu pedi que todos participantes escrevessem mensagens.

A Ivana escreveu que
“Se comparar a dor das vítimas da bomba atômica com a minha,
acho que a minha não pesa nada.”

Eu fiquei emocionado muito com essa mensagem.

E nós ficamos amigos e agora continuamos
Batemos papo no Facebook,
E encontramos e conversamos.

Em fevereiro deste ano
Ela vai se mudar para São Paulo para obter um doutorado.
E eu fiz uma entrevista com ela
para um programa de uma radio da minha cidade.
Porque eu quero apresentar sobre ela para japoneses também.

Primeiro ela disse,
“Hoje eu trouxe um presente para Toshimi san.”
E entregou um desenho com cobras.

No Japão tem um tipo de horóscopo de animais,
E o ano de 2013 é ano da cobra.
Por isso ela desenhou duas cobras.

Quando ela desenha ou escrever algo,
ela coloca a caneta na boca dela e faz.
Ela desenha muito bem, escreve também.
Claro neste tempo ela desenhou sozinha!

Na verdade ela fala japonês muito bem
E escrever o hiragana, katakana e kanji muito bonito.

Quando ela tinha dez anos,
ela começou estudar idioma japonesa sozinha.

Aquele tempo na libraria da avó dela
tinha bastantes livros sobre francês, inglês, espanhol
E outras línguas.

Também tinha livro sobre japonês lá.
Isso era um livro sobre segunda guerra do mundo.

No mesmo tempo, um japonês que tinha sessenta anos
Fez massagem para ela.
E o sobrenome dele é Kuriyama san.
Ela começou aprender língua japonesa com o Kuriyama san.

E depois ela estudou japonês em Porto Velho Nikkey club a sério.

Agora ela terminou o mestrado de Matemática
E ao mesmo tempo continua estudar
a língua japonesa que ela gosta muito.

No outono em 2012
Finalmente ela viajou para o Japão que ela desejou.
Ela contou sua impressão sobre o Japão:
“Eu não acreditei que eu estava no Japão!
Comida, bondade, polidez...
Todas coisas no Japão foram maravilhosas!”

Eu perguntei que
“Qual é seu próximo sonho?”
E ela respostou com sorriso que
“Quero viajar todo mundo, viajar para India.
E quero viajar para o Japão de novo!”

Sempre ela me da força.

Final eu vou apresentar mensagem forte escrito por ela.

Quando se tem um sonho ou objetivo, nunca desista,
Sempre persista, por mais que tenha problemas
ou escute coisas ruins
De outras pessoas.
É importante acreditar porque um dia vai conseguir realizar.
by amazontoshimin | 2013-02-02 07:16 | その他